FN de Silvânia
GO

estatísticas da área

Espécies registradas::
161
Espécies com foto:
153
Espécies com som:
83
Total de registros:
733
Total de fotos:
590
Total de sons:
143

primeiros registros fotográficos

gavião-pernilongo
Pedro Pekoo
saíra-de-chapéu-preto
Hélio Paranaíba
beija-flor-de-veste-preta
Hélio Paranaíba
pararu-azul
Leo Rocha
encontro
Guilherme Carrano

primeiros registros sonoros

seriema
Hélio Paranaíba
araçari-castanho
Jayrson Araújo
ariramba-de-cauda-ruiva
Jayrson Araújo
ariramba-preta
Jayrson Araújo
baiano
Jayrson Araújo
Áreas de Observação

Floresta Nacional de Silvânia

Descrição sucinta da área…

A Floresta Nacional de Silvânia (FNS) é uma das 82 Unidades de Conservação Federais que existem no bioma Cerrado. Com área de 467 hectares a FNS abriga seis tipos de fitofisionomias diferentes em excelente estado de conservação. A área da FNS se encontra inserida dentro de uma matriz formada atividades agropecuária.

História

Entre os anos de 1967 e 1989 o até então chamado Horto Florestal ficou subordinado ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), recebendo a denominação de Estação Florestal de Experimentação (EFLEX), quando a área passou a ser destinada a estudos envolvendo plantas exóticas e nativas.

Em fevereiro de 1989 deu-se a criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que incorporou o IBDF e passou a ser responsável pela gestão da EFLEX.

Em 2001, a EFLEX foi elevada à categoria de Floresta Nacional, através da Portaria IBAMA nº 247, de 18 de julho de 2001. A mudança trouxe consigo novas perspectivas para utilização da área, seja por meio da educação ambiental, pesquisa científica ou desenvolvimento de novas tecnologias.

Atualmente a Floresta de Silvânia está sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal criada pela Lei nº 11.516, de 28 de agosto de 2007, que tem entre os seus objetivos a gestão das UCs federais.

Infra-estrutura

A Unidade de Conservação Federal de Goiás é dotada de uma biblioteca com mais de 500 títulos sobre fauna, flora e ecologia para pesquisa e leitura - instalada próxima a um antigo casarão da década de 50.

Além disso a Flona possui sede administrativa, alojamentos masculino e feminino para pesquisadores (com camas e banheiros, cozinha, refeitório, auditório), além da casa de apoio ao pesquisador, que hospeda professores e alunos que precisem passar mais dias no local para desenvolver seus estudos, garagem e oficina, além de segurança 24 horas.

A área de lazer e de visitação é dotada de mesas, bancos e sanitários, além de um pequeno lago artificial e pontes, bem como sinalização.

No local também há energia elétrica disponível para os grupos de turistas, estudantes, pesquisadores, pessoas da comunidade e demais interessados. Há também estradas internas, para a observação da fauna e da flora locais.

Entre as trilhas estão uma de cerca de 1 km de comprimento, ideal para que crianças e idosos possam observar a vegetação nativa, composta por mata de galeria em transição com o cerradão. Outra trilha, de 2,5 km de extensão, oferece um passeio pela mata mais fechada.

A Flona de Silvânia possui, ainda, um viveiro onde são cultivadas mudas de várias espécies nativas ou não, com capacidade para produzir até 15 mil mudas. Estas são doadas a produtores rurais que cercam a Unidade ou são comercializadas.

Estão à disposição dos interessados exemplares de pequi, bacupari, bálsamo, cagaita, ipê, baru, angico, jacarandá, cajá-manga, entre outros.

Sede no limite da UC, alojamento, estacionamento e residência de funcionários. A Unidade está aberta a visitação, embora o Plano de Manejo ainda esteja por concluir. Período para a visitação é de segunda a segunda, 08:00 as 18:00.

ORIENTAÇÕES/REGRAS DE VISITAÇÃO

A visitação na Floresta de Silvânia é gratuita, haja vista que não é realizado nenhum tipo de cobrança pelo acesso e uso das instalações disponíveis na Unidade. Contudo, a visitação é uma atividade controlada, sendo que o visitante deve estar atento as seguintes recomendações:

Antes de visitar a Unidade entre em contato com a administração da floresta, a fim de evitar qualquer tipo de imprevisto; Na área da floresta não são admitidos animais domésticos, mesmo que estejam sob os cuidados e a responsabilidade dos visitantes; É proibido queimar o “lixo”, acender fogueiras ou realizar qualquer outro tipo de atividade que envolva o uso de fogo, exceto o cozimento de alimentos, em fogareiro próprio para acampamento; Na floresta não é admitido o consumo de bebida alcoólica de qualquer natureza; Ao visitar a Floresta o visitante não poderá realizar nenhum tipo de coleta (plantas, animais, etc.), a não para pesquisa científica, quando previamente autorizado (via SISBIO). Também não poderá construir ou modificar a estrutura encontrada no local (bancos, mesas, etc.). nformações complementares serão prestadas ao visitante quando de sua chegada a Floresta. MAIS INFORMAÇÕES:

Confira outras informações neste portal, dentro da página da UC

E-mail florestasilvania.go@icmbio.gov.br Telefone (62) 9221-4407

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências